segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Homenagem

Hoje é um dia muito especial. Neste mesmo dia há 5 anos, partia pra sempre a pessoa que mais me ensinou sobre a vida, o universo e tudo mais. Um câncer de pâncreas tirou do meu convívio Ezilda Muniz Montenegro de Sales, 54 anos, minha mãe.
Ao contrário do que a maioria das pessoas que relembram a perda de uma pessoa tão querida e importante esse post não tem nada de tristeza ou melancolia, afinal são apenas coisas boas que ela deixou para mim e para muitos leitores e colaboradores deste blog.
Graças a sua eterna rebeldia e juventude, cresci um garoto diferente, um garoto eternamente inconformado com as desigualdades de etnia, sociais e de gênero, um menino que lia livros antes até de saber ler. Eu explico. Nossa homenageada do post comprava pra este blogueiro uma série de livros infantis que vinham com uma versão menor e com apenas as figuras em anexo, para que o pequeno hiperativo acompanhasse a história no seu próprio livrinho enquanto a paciente mamãe lia o conto.
É por causa do seu infidável feminismo, tanto teórico quanto prático que as idéias e os princípios deste blog fazem parte da minha vida desde a mais tenra idade.
Eu poderia listar uma infinidade de bons momentos e lembranças dessa mulher incrível que faz tanta falta. Mas eu prefiro fazer uma coisa mais interessante. Aqui embaixo vai uma "playlist" com a trilha sonora que fazia parte das faxinas de sábado que ela fazia em casa e eu, menininho hipertativo de sempre, vivia atrás dela tentando ajudar de qualquer forma, seja ajeitando uma cadeira ou passando um paninho no vitrô da cozinha.


Double - The Captain Of Her Heart


Asia - Heat of the Moment


Desireless - Voyage Voyage 


Alice Cooper - Schools Out (seu preferido)


Os Paralamas do Sucesso Ska, Vital e Sua Moto e Química


TITÃS - AA UU (nada como um refrão só de vogais pra fazer uma criança sair gritando pela sala)


Camisa de Vênus - Simca Chambord


Caetano Veloso, Gal Costa e Milton Nascimento - Paula & Bebeto


Jorge Ben - A banda do Zé Pretinho


Obrigado por tudo Dona Ezilda! Há 30 anos você me deu a vida me colocando nesse mundo tão caótico e inconstante. E me fez nascer novamente 5 anos atrás com a sua partida, assim como da primeira vez eu chorei demais no começo, mas as alegrias que a vida reservou compensaram cada lágrima.
Essa é a minha singela homenagem a grande musa inspiradora desse blog. E como ela sempre se despedia: " Ademã! Que eu vou de leve!"

2 comentários:

Jeanine disse...

Perfeito!
Nada mais "Ezilda" do que música, alegria, agitação e ensinamento.
Linda homenagem!

_broo disse...

demais! devia ser uma pessoa muito interessante mesmo, uma grande mulher que educou seu filho a ter respeito e carinho pelas mulheres. parabéns diogets =*

Postar um comentário