quarta-feira, 15 de junho de 2011

Um Espaço feminino...

 Eu e o Diogo conversamos muito. Sobre todos os assuntos. Desde assuntos banais a assuntos filosófico-existenciais. Durante nosso tempo de convivência, percebemos que os assuntos mais presentes em nossos devaneios dizem respeito às mulheres! Sim, mulheres. Explico. Pelo fato de termos “mães modernas” (eu, criada por uma “anarquista na prática” e ele por uma feminista na teoria e prática) temos opiniões, por vezes, controversas sobre o “universo feminino”. 
     A idéia do blog surgiu, pelo menos na minha cabeça, após o episódio Geisy Arruda, lembram? A tal moça que saiu escoltada da faculdade onde estudava, sob gritos e ameaças de vários alunos, pelo fato de usar uma roupa inadequada(?). Talvez o maior caso de bullyng já acontecido e registrado por aqui. Um aspecto importante nesta história me chamou atenção: havia muitas meninas no embalo da turba. Meninas na faixa dos seus 20 e poucos anos gritando a plenos pulmões: “vagabunda”, “piranha”.  Por mais que o comportamento seja motivado pelo “grupo”, pela “histeria coletiva” , “espirito tribal” ou “só por farra mesmo”, ver essas meninas tentando levar a herege pra fogueira causou um tremendo desconforto.
E o que fazer com tal desconforto? Falar alivia um bocado. Compartilhar idéias é a melhor forma de aquietá-las ou gerar desconforto alheio. Então... por quê não? 
Não mudaremos absolutamente nada ao nosso redor. Sou pessimista. Sinto um retrocesso no ar: mulheres com atitudes tão ou mais machistas que muitos homens.  Bem, o mundo já foi um lugar muito pior, principalmente pra nós mulheres.  Houve mudanças, conquista de alguns direitos, mas... ainda somos o “elenco de apoio” da história. Culpa nossa? Não sei.
Amigas e amigos: esse espaço é nosso. Escrevam, teorizem, opinem, discordem, tirem “sarro”, me xinguem, xinguem o Diogo... não tem problema! Liberdade total neste mundo insuportavelmente politicamente correto.
Podem começar!

Ps: Eu não teria coragem de usar um vestido curto e rosa-choque na Faculdade. Sentiria vergonha, afinal... o que pensariam ou falariam de  mim... ops, machismo detected??

2 comentários:

Anônimo disse...

Caros amigos, fico muito feliz com a criação deste espaço. Acho que potencial e boas ideias, que gerem reflexões de qualidade, não faltam em seus autores. Vida longa ao Bem Dito Blog!
Grande beijo!
Débora

Fer Pinto disse...

Je, tava agora mesmo lendo um artigo da prof Berenice Bento em que ela diz que 'bullying' é uma palavra asséptica, e que não dá conta do verdadeiro "heteroterrorismo", como ela chama, que homo/trans/bi/sexuais vivem nas escolas. Acho que essa palavra se aplica bem ao caso do vestidinho cor-de-rosa também, e alerta para os tipos de conduta cobrados da mulher nos espaços públicos. Ser uma mulher moderna (sou filha de uma delas tb) não é só apontar horrorizada pras mulheres de burca, mas olhar com crítica nossa própria cultura sexista e heteronormativa. Boa sorte no blog! Beijo.

Postar um comentário