domingo, 25 de março de 2012

Living La Vida Roller

Você é menina, certo? E sabe tanto quanto todo mundo que praticar um esporte faz bem para tudo. Para o corpo, a mente e até para o coração ( por que não!?). Mas quantos dias no mês você consegue ir pra academia? Uns cinco? No colégio quantas vezes te escolhiam por último no time de handball? Quase sempre? Joga basquete no play do seu prédio? Não? Curte ir pra praia jogar um voleizinho? Ou melhor. Qual foi a última vez que você chegou perto da praia? E futebol? Nem pensar?
Parece que esporte não combina com você, não é!? Seu estilo é muito urbano, adora Rock 'n Roll, filmes alternativos, tatuagens, esmalte escuro... E aquela postura de gata de praia sempre te pareceu coisa de piranha, mas ficar parada em casa, vendo a vida passar é chato a beça. Quer dizer, mais um dilema. Já não bastasse os que você já vive normalmente, agora isso.
Mas será que é só você que encaixa nesse perfil? Claro que não! O mundo está cheio de meninas assim. E foi vendo aqueles mesmos filmes alterantivos que você gosta, e assistindo uns espetáculos estranhos que misturavam patinação com "telecatch", que uma mulherada do Texas resolveu criar o Roller Derby. Um esporte sobre patins, onde dois times de cinco meninas cada, disputam uma espécie de "batalha de ultrapassagens" em um circuito oval, que pode ser montado em qualquer quadra poliesportiva.
E no que isso é diferente daqueles times de handball, com aquelas meninas abrutalhadas que te escolhiam por último? As meninas! É exatamente o público que pratica e assiste esse esporte que faz a diferença. Nessa competição, além do equipamento de segurança, o estilo de cada uma é fundamental. Cada jogadora tem até o seu proprio apelido!
Justamente por esse espírito de tribo que o esporte carrega (a famosa sensação 'que bom que não sou só eu que penso assim'), que as relações entre os praticantes e entusiastas acaba criando um estilo de vida, muito interessante e diferente que acaba servindo de inspiração para várias manifestações culturais. Nos anos 70 vieram dois filmes: Kansas City Bomber(1972), com Raquel Welch e  Rollerball (1975), com James Cann. E na última década mais dois: uma refilmagem de Rollerball em 2002 e Whip It (2009) que aqui no Brasil veio com a maravilhosa tradução  de "Garota Fantástica". E agora na Fnac da Avenida Paulista está acontecendo uma exposição fotográfica com o Roller Derby como tema.
Viu só!? Existe um esporte para você, do seu jeitinho e com tudo a ver contigo. É só patinar atrás.

Aqui seguem alguns links com mais informações sobre o esporte e alguns times(ligas):

- Reportagem do UOL explicando as regras do esporte aqui
- Site de um dos melhores times (ligas) dos EUA aqui
- Site das Grey City Rebels de São Paulo  aqui
- Perfil das Beach Zombie Roller Girls de Santos aqui
- Matéria sobre o esporte no Programa Claquete da Band aqui

1 comentários:

Ângela disse...

Parece muito bom, pena que meu tempo "menina", já passou a algum tempo, não muito,rsss
Legal demais seu blog.
Bjs

Postar um comentário